quinta-feira, outubro 11, 2007


I Seminário
Infância, Cidadania e Jornalismo
"Quando crianças e jovens são notícia"


Realiza-se, nos dias 5 e 6 de Novembro próximo, o I Seminário Infância, Cidadania e Jornalismo, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Este Seminário pretende "tornar públicos os resultados do Projecto de Investigação Crianças e Jovens em Notícia, promovendo o diálogo entre jornalistas e investigadores que têm trabalhado questões da infância em áreas como a Sociologia, a Psicologia, a Educação, o Direito, a Economia, envolvendo nesse debate também profissionais com experiência no terreno e incluindo as perspectivas de crianças e jovens".
Este estudo, desenvolvido por Cristina Ponte, Professora da Universidade Nova de Lisboa, e por uma equipa multidisciplinar, analisou mais de seis mil itens noticiosos de jornais impressos e televisionados portugueses, do ano de 2005, que abordavam temas como educação, situações de risco social, saúde, assistência, segurança, entre outros.
Além do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) e do Instituto de Apoio à Criança (IAC), o Seminário conta com a parceria da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e a colaboração da Direcção-Geral da Reinserção Social, do Ministério da Justiça.

Sem comentários: