Chamada de artigos
“Cidadania e novas literacias na era do digital”
Está aberto até 31 de Dezembro próximo o período para a submissão de artigos científicos para um dos próximos números da Revista “Comunicação e Sociedade”, a publicar no ano 2008, que terá como tema “Cidadania e novas literacias na era do digital”.
As mudanças ocorridas, sobretudo a partir da segunda metade dos anos noventa, no ambiente mediático e, consequentemente, nas práticas sociais dos cidadãos, em particular das novas gerações, no que diz respeito às formas de produção, apropriação e uso dos novos media e ambientes digitais interactivos, conduziu a uma reconceptualização da educação para os media que importa discutir e esclarecer.
Diversas instituições europeias e de outros continentes têm vindo a insistir na crescente importância e necessidade da literacia mediática, ainda que este conceito continue a suscitar debate e controvérsia.
Com a abordagem desta temática, a revista “Comunicação e Sociedade” pretende reunir, sistematizar e actualizar conhecimentos pluri- e interdisciplinares que se têm produzido neste domínio. As políticas públicas, as análises comparativas, os estudos de caso, os debates teóricos – são alguns dos campos ou vertentes passíveis de tratamento, nas modalidades de investigação empírica, revisão de literatura ou discussão de modelos teóricos ou de aspectos metodológicos. Mais especificamente, pretende-se:
Discutir o conceito, importância e propósitos da literacia digital e mediática à luz das mudanças operadas nas sociedades na última década;
Identificar e descrever as tendências actuais neste campo;
Apresentar criticamente projectos, experiências e iniciativas neste domínio.
Os autores que desejem submeter artigos devem enviar os originais em formato electrónico para cecs ou para Sara Pereira.
Deverão ainda enviar três cópias em papel para CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar, Universidade do Minho, 4710-057 Braga.
Os trabalhos, que serão objecto de arbitragem, devem ser formatados de acordo com as normas de publicação da revista, que podem ser consultadas no site do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
“Comunicação e Sociedade” é uma Revista editada semestralmente pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, em colaboração com a Editora Campo das Letras.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário