Crianças e Media: Da informação à Participação
Cátia Candeias escreve, no mais recente número de "Jornalismo e Jornalistas", um texto sobre o papel da informação na relação das crianças com os media, de que deixo aqui a introdução:
"Partindo da ideia do investigador inglês David Buckingham, de que as ?notícias são o principal meio de acesso à esfera pública?, compreendemos a importância do consumo de informação desde a mais tenra idade. Até há bem pouco tempo, porém, vigorava a ideia de que as notícias eram apenas para os adultos, e de que os mais novos não se interessavam por elas.
Pouco a pouco, o panorama foi-se alterando. Para isso contribuiu em muito a Convenção dos Direitos da Criança, em 1989, que definiu como direito o acesso à informação, e salientou a importância da liberdade de expressão e participação das crianças nos meios de comunicação social. É certo que os mais novos continuam a ser vistos como aliados comerciais poderosíssimos, e que muito do que é produzido para eles tem, por isso mesmo, um fim comercial. No entanto, as diferenças saltam à vista quando se comparam as publicações e os programas de televisão e rádio que se fazem em Portugal para estas faixas etárias. Acompanhe-nos então nesta viagem pelo mundo da informação que é feita no país para e não só por crianças como para pré-adolescentes, ou mais comumente os chamados tweenies (crianças entre os 8 e os 12 anos). Recorde-se, porém, que as fronteiras entre informação e entretenimento neste tipo de publicações e programas que vão ser apresentados se diluem com alguma facilidade, no sentido, dizem os seus produtores, de ?cativar a atenção dos mais novos?. (...)
Continuação: aqui.
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