sábado, dezembro 01, 2012

Congresso 'Literacia, Media e Cidadania' - Chamada de Comunicações


Está aberto o período para submissão de propostas de comunicações ao 2º Congresso Nacional ‘Literacia, Media e Cidadania’ a ter lugar nos dias 10 e 11 de maio de 2013 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
As mudanças que estão a ocorrer no campo mediático, nas instituições educativas e no mercado de trabalho, agravadas pelo recrudescimento da crise económica e a deterioração da qualidade de vida, tornam a Literacia para os Media uma via e uma estratégia que podem dar contributos relevantes na vida das pessoas – e não apenas das crianças e jovens – em prol de uma cidadania mais qualificada e de uma sociedade mais inclusiva.

Entendemos por Literacia para os Media “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspectos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009).

Tendo este conceito como base, convidamos todos aqueles que se encontram envolvidos em projectos e iniciativas que procuram tomar os media e as novas plataformas e redes digitais como tema de estudo, recurso e campo de intervenção nos âmbitos da educação, da saúde, da cultura, da animação sócio-cultural, da inclusão social, da comunicação e do jornalismo, a submeter propostas de comunicação até ao dia 31 de janeiro de 2012 para o email congressoLMC2013@gmail.pt

As propostas de comunicação podem versar sobre diferentes tópicos, nomeadamente:

- Análise e usos dos media: Internet, jogos vídeo, cinema, telemóveis, imprensa, rádio, televisão, publicidade, música...
- Novos media, redes sociais e literacia
- Literacia mediática e compreensão do mundo atual;
- Literacia da informação e do jornalismo;
- Literacia fílmica;
- Abordagens críticas da imagem e da publicidade;
- Jornalismo escolar e meios de comunicação na escola;
- Cidadania, participação e educação para os media;
- O currículo e a educação para os media;
- Inclusão digital e educação para os media;
- Políticas tecnológicas da educação e literacia para os media;
- Bibliotecas, mediatecas e literacia mediática;
- Educação para os media e contextos específicos: seniores, instituições de saúde, IPSS, autarquias;
- Políticas públicas de educação para os media.

As comunicações podem incidir sobre resultados de investigações científicas, relatos críticos de intervenções, apresentação de projetos e iniciativas de Literacia para os Media.
Dada a vastidão das problemáticas cobertas por cada um dos conceitos que fazem o tema deste congresso - "literacia, media e cidadania" - serão acolhidas preferencialmente as propostas que articulem os três conceitos.

Os resumos das comunicações devem ser enviados até 31 de Janeiro para o endereço congressolmc2013@gmail.pt


Sem comentários: