quinta-feira, junho 21, 2012

Aceita-se comentários e análises

A imagem admite muitos sentidos: diversos ângulos de abordagem; diferentes análises quanto à forma e ao conteúdo, várias mensagens veiculadas... Quem quer avançar com os seus comentários?


2 comentários:

Anónimo disse...

A imagem remete, em primeiro lugar, para distintas situações de aprendizagem: uma, através da televisão; outra, através da leitura. Demarca-se o facto de a leitura se apresentar uma atividade que requer uma certa solidão, enquanto que a televisão permite assistir à sua programação em grupo, daí que se torne, nos dias de hoje, a preferida dos jovens. A localização do carneiro na imagem, pretende chamar a atenção para a leitura e a expressão do animal mostra ainda que esta é uma atividade que também traz ao invés do que muitas vezes se pensa. De qualquer modo, o espaço físico em que se situam as duas ações manifesta essa necessidade de banir o ruído de toda a aprendizagem, daí que o campo (pelas suas características) seja talvez o local ideal para as atividades retratadas na imagem.
Ana Rita Ferreira 11ºC (escola básica e secundária de Infias-Vizela)

Manuel Pinto disse...

Cara Ana Rita,
agradeço muito o seu comentário que suponho proveniente de algum trabalho em contexto escolar.
Não tenho muito a acrescentar ao que analisou (e que, digo já, está muito bem escrito). Acho que capta aspectos pertinentes e interessantes. Há observações suas que nunca me ocorreriam,e isso é que faz, afinal, a riqueza de partilharmos as nossas interpretações, emoções e ideias, não é?
Só para exemplificar como uma imagem é polissémica (encerra e suscita diversos significados), proponho uma outra leitura, se calhar menos interessante e mais negativa: o papá (carneiro ou ovelha) está a cuidar dos seus meninos (mé-més). Gosta muito de ler. Embrenha-se na leitura e deixa os seus meninos entregues à televisão (que passa, assim, a ser uma espécie de baby-sitter).
Há ainda mais interpretações e, certamente, não tão malévolas como esta.
Se quiser continuar a conversa, procurarei estar atento e disponível. E se houver outros colegas que queiram dar as suas leituras, disponho-me até a publicá-las - não aqui nesta zona recôndita do blog, mas na primeira página, lá em cima, com data mais fresquinha. Desde que me enviem para o e-mail (creio que têm modo de saber qual é).
Obrigado, uma vez mais.