No contexto de um curso de formação intitulado 'Media Education Lab', financiado pelo programa Youth in Action da Comissão Europeia, 26 jovens europeus apresentaram algumas das linhas por onde se 'cosem' as teorias e práticas da Educação para os Media nos seus países. Os participantes discutiram de que forma cada país define este conceito, ao mesmo tempo que sublinharam as melhores práticas e apontaram as limitações que se confrontam na promoção de políticas que ajudem a sociedade a compreender o papel dos media. A iniciativa decorreu no mês de Maio, na Letónia, e contou com a organização da associação local Room of Fulfilled Dreams, que procura ajudar pessoas com acessos limitados a oportunidade de educação, procura de emprego, formação em novas tecnologias de comunicação, entre outras actividades.
Algumas das apresentações, em espécie de relatório resumo da Educação para os Media nos países dos participantes, encontram-se disponíveis em baixo:
Eslovénia - Simona Simmy & Tim Kolar-Erat;
Eslováquia - Phristina Bol;
Roménia - Madalina Cotiu;
República Checa - Linda Matejovska;
Itália - Gabriele Chiappone;
Espanha - Oliver Domínguez;
Bulgária - Ivan Zhikov;
As referidas apresentações foram realizadas por profissionais ligados à área da comunicação, desde a fotografia, ao design, jornalismo, publicidade, etc., e reflectem as opiniões e conhecimento dos autores sobre a temática. Apontam quase todas no mesmo sentido, isto é, no parco aprofundamento das questões sobre literacia mediática nos diversos países. Apesar de poucas estratégias terem eco no tecido escolar, por exemplo, existem iniciativas francamente interessantes, desde o festival de cinema da Roménia, ao caso bem sucedido da Eslovénia.
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