sexta-feira, março 30, 2012

Concurso "Como seria a vida sem os media?"

A propósito da jornada "Um dia com os media", que decorrerá um pouco por todo o país no próximo dia 3 de Maio, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, em colaboração com o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino básico e secundário a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
A ideia é "criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia".
"Num período em que os meios de informação e comunicação, quer os mais tradicionais, quer os das últimas gerações tecnológicas, se tornaram omnipresentes na sociedade e multiplicaram exponencialmente a possibilidade de expressão dos cidadãos no espaço público é importante refletirmos sobre o papel que aqueles ocupam na construção de opiniões, crenças e do próprio quotidiano", sublinham os promotores, na apresentação da iniciativa.
Sob a forma de perguntas, procura-se motivar a participação no concurso deste modo:
"Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?"
Até 30 de Abril, é feita a divulgação da iniciativa junto dos alunos; no dia 3 de Maio estes entregam as suas propostas de slogan nas respectivas escolas que escolhem até 11 o melhor de cada escalão, enviando esses resultados para os organizadores do concurso até 14 de Maio. O anúncio dos premiados ocorrerá no dia 1 de Junho.
Será atribuído, por níveis de ensino, um tablet ao autor do melhor slogan apresentado em cada um dos seguintes escalões:

  • alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico;
  • alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.

As frases/ ideias premiadas servirão de slogan para campanhas semelhantes a realizar em 2013.

Mais informação: AQUI.

terça-feira, março 20, 2012

"Da Gazeta à Internet" - grande exposição em Paris


Acaba de abrir na Internet uma grande exposição da Biblioteca Nacional de França dedicada à História da Imprensa, a qual contou com a assessoria do CLEMI, Centre de Liaison de l'Enseignement et des Médias d'Information). Abre precisamente durante a Semana dos Media que as escolas daquele país estão a celebrar. A exposição "analógica" só aceitará visitantes a partir de 11 de Abril.


Henri Béraldi foi um crítico de arte francês que escreveu, num livro intitulado "Voyage d’un livre à travers la Bibliothèque Nationale", publicado em 1893, o seguinte: "Não querendo faltar ao respeito devido à Imprensa, é preciso dizer que o jornal é hoje uma praga para a Biblioteca e sê-lo-á ainda mais no futuro".
Beraldi queixava-se da quantidade de jornais que, de súbito, tinham começado a chegar às bibliotecas, sobretudo depois de, em 1891, ter entrado em vigor o regime do depósito legal.

Mais de um século depois, a mesma Biblioteca Nacional de França prepara-se para inaugurar uma grande exposição que vai irar partido precisamente das diversificadas e numerosas colecções de jornais e revistas que, deste modo, foram salvaguardadas e são hoje uma fonte importantíssima da memória colectiva.

A exposição, que abre no dia 11 de Abril e encerra a 15 de Julho, intitula-se "La Presse à la Une: De la Gazette à Internet" [A Imprensa na primeira página: da Gazeta á Internet"] e desdobra-se em quatro grandes vertentes: "Uma história da Imprensda em França", "O fabrico da informação", "Escrever o acontecimento" e "Desafios contemporâneos: imprensa e informação depois da revolução digital". Contou com o apoio do CLEMI (Centre de Liaison de l'Enseignement et des Médias d'Information) e da agência AFP.

 Quem não puder passar por Paris no período de abertura, pode sempre consultar a riquíssima mostra que a Biblioteca Nacional de França colocou já online e que, só pelas imagens já vale a pena ser vista. Mas a consulta no no site vale muito mais do que isso porque o site acolhe muita outra informação relevante relacionada com o tema.
Na área da história dos media é, sem dúvida, um dos acontecimentos de 2012.

Para a consulta de um dossiê de apresentação, clicar AQUI.

quarta-feira, março 14, 2012

Imagens animadas: ateliers e conferências

No quadro da exposição patente no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a Casa da Animação promove a partir deste domingo, um ciclo de colóquios subordinado ao tema "Território animação -  Metodologias de iniciação á realização de imagens animadas".
Os colóquios ocorrerão nos dias 18 e 25 deste mês e no dia 15 de Abril, último dia da exposição, pondendo os horários e as condições ser consultados AQUI.
Entretanto, continuam abertas as inscrições para as oficinas sobre animação dirigidas a diferentes segmentos etários, desde os 4 anos. Depois da visita a uma zona de exposição "onde se apresentam os princípios e os fundamentos do movimento animado, usando como exemplo ilustrativo apenas material de produção de filmes de animação portugueses" e ver-se...excertos de filmes e materiais representativos de várias técnicas de animação". Os visitantes passam a uma segunda sala, onde podem "experimentar várias técnicas de animação: animação em areia, pixilação, animação de recortes, bem como participar em outras atividades, como a construção de fantoches, de sombras chinesas e de escrita de histórias em grupo".

terça-feira, março 06, 2012

Sobre a audição pública 'Crianças e Publicidade'

Notícias sobre a audição pública que ocorreu ontem, na Universidade Lusófona do Porto, a revelar posições diferentes sobre a matéria das crianças e da publicidade, podem ser lidas aqui e aqui.
Já agora, lendo estas notícias, o que pensam os leitores deste blogue sobre o assunto?

domingo, março 04, 2012

Audição Pública sobre Publicidade para o Público Infanto-juvenil

Realiza-se amanhã, na Universidade Lusófona do Porto, pelas 9.30h, uma audição pública que tem como tema de debate "Publicidade Infanto-juvenil: permitir, restringir ou proibir?".
Esta sessão acontece no seguimento de uma audiência pública que o Comité Económico e Social Europeu (CESE), órgão consultivo da União Europeia, organizou em Bruxelas em dezembro passado. Esta reunião foi o primeiro passo para a elaboração de um parecer que será apresentado à Comissão Europeia, a fim de discutir as orientações da publicidade para o público infanto-juvenil.
A reunião de amanhã, organizada pela Universidade Lusófona do Porto e pela APDC - Associação Portuguesa de Direito do Consumo, visa debater esta matéria, com especialistas na área, com o intuito de recolher contributos sobre o contexto português para o parecer europeu.
O programa pode ser consultado aqui.

quinta-feira, março 01, 2012

A propósito do seminário de amanhã, com José Manuel Pérez Tornero

Como preparação do encontro de amanhã, sugiro a entrevista que o investigador deu, no passado dia 22 de Fevereiro, ao programa 'La aventura del saber' do canal 2 da televisão pública espanhola, a RTVE. O director do Gabinete de Comunicação e Educação, da Universidade Autónoma de Barcelona, apresentou a Cátedra UNESCO - UNAOC MILID UNITWIN, a primeira rede internacional de universidades que vão trabalhar sobre literacia mediática e diálogo multicultural. Na entrevista, Pérez Tornero sublinhou a importância dos meios de comunicação como plataformas de entendimento e inclusão social e a necessidade de promover a alfabetização mediática nas comunidades actuais.

Para ver a entrevista, aqui.