O Editorial da Newsletter de Junho da SOPCOM, ontem publicada, é assinado pela Coordenadora do GT de Comunicação e Educação e põe em realce alguns passos que últimamente v~em sendo dados no sentido de inscrever a Educação para os Media na agenda científica e na agenda pública. Aqui fica o texto, com a devida vénia:O ano que corre tem sido um ano favorável à área da Educação/Literacia para os Media em Portugal. Os acontecimentos registados nos primeiros seis meses pelo menos assim o indicam:
- Um Congresso sobre ‘Literacia, Media e Cidadania’ do qual resultou a ‘Declaração de Braga em Literacia para os Media’;
- A conclusão de um estudo encomendado pela ERC e levado a cabo pelo CECS-UM sobre a situação desta área de estudo no nosso país;
- O lançamento do portal de Literacia dos Media;
- A conclusão do estudo ‘Educação para os Media em Castelo Branco’ cujos resultados serão em breve publicados em livro;
- Os trabalhos de investigação em curso, alguns deles enquadrados em provas académicas de mestrado e de doutoramento;
- A abertura do curso de mestrado em ‘Comunicação, Cidadania e Educação’, na Universidade do Minho (UM);
- A constituição de um Observatório;
- A criação do GT ‘Comunicação e Educação', no âmbito da SOPCOM, são algumas das actividades que dão sinais da consolidação desta área de estudo, investigação e intervenção.
- a) A dinamização de um grupo especificamente orientado para a investigação em Literacia Mediática;
- b) A promoção dos estudos de Educação para os Media como um eixo fundamental dos estudos de Ciências da Comunicação;
- c) A projecção dos investigadores nacionais desta área em particular no contexto das comunidades científicas europeias, nomeadamente no que às relações com a IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e com a ECREA (European Communication Research and Education Association) diz respeito.
- d) A realização periódica de encontros científicos especializados, para além da participação nos congressos da SOPCOM.
Sara Pereira
Coordenadora do GT de Comunicação e Educação
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