quinta-feira, julho 21, 2011

A Pobreza Não é um Jogo (PING)

PING (Poverty is Not a Game) é "um jogo online produzido para as escolas secundárias, tendo como objectivo funcionar como um ponto de partida para discutir o tema da 'Pobreza' e o que significa ser pobre. PING é dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Os alunos tornam-se os protagonistas do jogo. Podem escolher entre o Jim e a Sofia que, devido a certas circunstâncias da vida, acabaram na rua e precisam de encontrar o seu próprio caminho". (Fonte: Site do PING)

O PING foi desenvolvido com o apoio das várias instituições, entre as quais uma portuguesa. São elas a King Baudouin Foundation (Bélgica), IBBT (Bélgica), The Network of European Foundations, The Robert Bosch Stiftung (Alemanha), a Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal/UK) e a Fondation Bernheim (Bélgica).

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, estabeleceram um protocolo com vista à disseminação deste jogo digital nas escolas portuguesas. Já foi realizado um seminário, em Lisboa, e encontra-se disponível um manual em língua portuguesa "cuja versão impressa será distribuída por todas as Escolas e Agrupamentos de Escolas com 3º ciclo e Ensino Secundário" - pode-se ler no site da ERTE/PTE.

O jogo pode ser descarregado gratuitamente a partir deste site do jogo.



Sem comentários: