A OFCOM, entidade britânica de regulação dos media, publicou há dias o relatório de uma pesquisa relativa a 2010 intitulada UK Adult's Media Literacy, contendo um panorama dos hábitos e opiniões acerca dos media não apenas de adultos mas também de crianças e adolescenes. Visto que este tipo de estudo tem vindo a ser feito regularmente, este relatório inlcui, em alguns pontos, uma perspectiva evoltiva, interessante para aferir tendências.
Do relatório da pesquisa destacam-se alguns pontos:- - metade dos pais dizem saber menos sobre a Internet do que os seus filhos; essa proporção sobe significativamente à medida que sobe a idade dos filhos;
- - a televisão perde a sua centralidade entre os jovens, em favor da internet e do telemóvel; seria mais difícil ficar privado destes dois últimos meios do que do pequeno ecrã;
- - mais de metade das crianças com idade entre os 8 e os 15 anos que usam a internet em casa têm perfil nas redes sociais;
- - os adultos revelam hoje menos preocupações com a televisão e a internet do que há meia dúzia de anos, ainda que a internet suplante a TV;
- - de um modo geral, os adultos revelam estar a tirar cada vez mais partido das vantagens da internet, fazendo através dela um leque crescente de actividades - culturais, de lazer, económicas, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário