sexta-feira, julho 09, 2010

Literacia digital e economia no Canadá

A Media Awareness Network (MNet), do Canadá, acaba de publicar um relatório que constitui o respectivo contributo para uma consulta pública sobre a economia digital aberta recentemente pelo Ministério da Indústria daquele país da América do Norte.
O texto tem, por isso, a limitação - e também o interesse - de estar bastante voltado para as necessidades do mercado, sem esquecer a perspectiva da cidadania.
Conceptualmente, o texto sublinha que, "tal como a alfabetização tradicional vai além da compreensão para incluir as capacidades mais complexas de composição e análise, a alfabetização digital inclui uma compreensão mais profunda e, em última análise, a capacidade de criar uma vasta gama de conteúdos com diversas ferramentas digitais".
A literacia digital baseia-se, segundo o relatório, em três princípios: "a capacidade de usar diferentes tipos de software e hardware, a capacidade de pensar criticamente e compreender o conteúdo dos media digitais, e a capacidade de criar conteúdo usando a tecnologia digital".
É interessante o anexo, bastante desenvolvido, no qual se apresentam oito benefícios da literacia digital
1. Uma população digitalmente alfabetizada é mais inovadora e criativa.
2. A literacia digital aumenta o desenvolvimento e o uso da infra-estrutura de TIC .
3. A literacia digital promove uma adopção inteligente das TIC e o aumento da produtividade.
4. Uma população digitalmente alfabetizada é importante do ponto de vista das organizações.
5. A literacia digital permite a participação do público.
6. A literacia digital promove a inclusão económica e social.
7. A literacia digital apoia e promove a capacitação e o envolvimento.
8. A literacia digital ajuda as crianças e os jovens reduzir os riscos on-line.
Para ler o documento: AQUI

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