"Por último, há a questão pendente de se a experiência de ensino e de aprendizagem nas escolas actualmente se adequa àquilo que poderia ser de esperar de uma sociedade do conhecimento. A questão não é tanto que tecnologia leva a um aumento de produtividade na educação, mas que novas metodologias, apoiadas na tecnologia, melhoram o rendimento do aluno em detrimento das tradicionais e que outros factores intervêm."
- Assessing the effects of ICT in education: Indicators, criteria and benchmarks for international comparisons - PDF, em inglês
Quando o enfoque é colocado na dita "sociedade do conhecimento" (termo que me perturba particularmente) é de salientar a distinção feita por este trabalho com os selos da Comissão Europeia e da OCDE, publicado recentemente.
E, naturalmente, virar a pergunta para o contexto interno português. Que metodologias estão a acompanhar a introdução das novas tecnologias nas salas de aula? Com que objectivos?
sexta-feira, julho 09, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática à Distância.Emily Nascimento
Enviar um comentário