
A Comissão Europeia reuniu, no ano transacto, 20 empresas detentoras de redes sociais online que se submeteram à iniciativa Safer Social Networking Principles. A maioria destas empresas melhoraram, diz a organização, as políticas de protecção de dados dos menores, através de uma maior facilidade de alterar os parâmetros de privacidade (bloquear e apagar utilizadores, eliminar comentários abusivos ou não desejados). No entanto, a Comissão acredita que há ainda muito para fazer. Menos de metade das companhias das redes sociais (40%) apresenta perfis de menores de 18 anos visíveis a todos os utilizadores e apenas um terço das companhias responde aos pedidos de ajuda e denúncias de conteúdos abusivos.
A próposito deste estudo, a comissária europeia para a Informação, Sociedade e Media, Viviane Reding, referiu o seguinte:
“If we want children to think before they post, social networking companies should post the right information using the right language. Last year the European Commission urged companies to act, and I am glad that many have heeded this call. However I expect all companies to do more. Minors' profiles need to be set to private by default and questions or abuse reports have to receive quick and appropriate responses. The internet is now vital to our children, and it is the responsibility of all to make it safe.”Para mais informações sobre o estudo, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário