terça-feira, janeiro 19, 2010

Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos







No dia 26 deste mês de Janeiro, realiza-se o Encontro Nacional do Projecto Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos. Será na F. Gulbenkian e o programa já está disponível. Tem interesse ler a explicação que aí é dada:


«O Projecto Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos (ECD/DH), do Conselho da Europa, visa o conjunto das práticas educativas, formais ou informais, que têm como finalidade preparar os jovens e os adultos para a vida numa sociedade democrática contribuindo para que sejam cidadãos activos, informados e responsáveis.
A ECD/DH inclui as diferentes temáticas que emergem dos desafios contemporâneos das nossas sociedades, nomeadamente a educação para a cidadania, a educação para os direitos humanos, a educação para a paz, a educação para o desenvolvimento sustentável e a educação para os media.
A sua abordagem enquadra-se numa perspectiva multidimensional e de educação ao longo da vida e destina-se a todos os que se encontram envolvidos em processos educativos: professores, alunos, encarregados de educação, responsáveis por estabelecimentos escolares, técnicos de educação do ME e das Autarquias, decisores políticos e membros, dirigentes, formadores e animadores de organizações não governamentais. (...)»

Sem comentários: