sexta-feira, outubro 10, 2008

Literacia Mediática continua a ser tema de debate em Graz, Áustria

O seminário que noticiei neste espaço teve ontem o seu segundo dia. Os trabalhos iniciaram com uma breve introdução ao conceito de educação para os media, retomando as já conhecidas definições do Conselho da Europa e da UNESCO.
No seguimento do que tenho vindo a partilhar com alguns colegas, confirmei nesta sessão a necessidade de clarificar os conceitos de educação para os media e de literacia mediática. Numa abordagem muito breve e demasiado rápida a estes dois conceitos, Patrick Vernies, da Bélgica, que moderou esta sessão plenária, mencionou que a educação para os media refere-se ao processo educativo, enquanto a literacia mediática diz respeito à finalidade educativa. Em minha opinião, este assunto carece de uma reflexão mais aprofundada. Nesse sentido, permitam-me convidar os que por aqui costumam passar, e se interessam por estas questões, a deixar o seu contributo para esta discussão. O que distingue e o que aproxima os dois conceitos?

Sem comentários: