A literacia digital não pode deixar de abarcar, hoje em dia, a capacidade de analisar criticamente a validade e fiabilidade dos sites com que tropeçamos na Internet.
É frequente uma atitude perante a informação encontrada do género daquela que, em décadas passadas, topávamos relativamente à imprensa ou à TV: "Isto é verdade, vinha no jornal!" ou "É tão verdade como eu o ter visto, com estes que a terra há-de comer!". A carga simbólica associada à Internet pode levar a atitudes idênticas, com resultados potencialmente desastrosos.
São muitos os sites que nos ajudam a interrogar o valor dos sites (claro que também a estes as interrogações se aplicam, porque também neste capítulo pode haver sites e sites). Deixo algumas indicações:
Website Evaluation Questions List
[explicação das dimensões avaliadas: aqui]
- Is the information accurate?
- Who is the author and what are his/her credentials?
- How objective is the source?
- How current is the information?
- How extensive is the coverage of information?
Les Six Questions du Cyberspace
- Qui est la source?
- Quelle informations obtenons-nous?
- Comment l'information est-elle presentée?
- Où sommes-nous?
- Pourquoi choisir de visiter un site web?
1 comentário:
"A revolução implica novidade, lança um oceano de coisas novas e desconhecidas na vida de incontáveis indivíduos e coloca-os frente a frente com instituições a que não estão habituados e situações inéditas, de que a sua experiência está virgem."(TOFFLER,Alvin, Choque do Futuro, 1970, p.186)
O mais sensato é sempre avaliar, questionando a "novidade". As questões fornecem oportunidades de consciencializar a realidade.
Enviar um comentário