segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Internet também tem perigos...

... e os pais, docentes e decisores ganhariam em estar atentos e intervir nessa frente. Essa é uma das ideias fortes do Dia europeu para uma Internet mais segura, que amanhã, dia 6, se assinala. Em Portugal, existe ainda pouca noção dos riscos que as crianças - que são cada vez mais frequentadoras da Internet - correm quando se conectam à rede e se encontram entregues a si próprias e sem "armas" para se defenderem, de acordo com a Prof. Cristina Ponte, coordenadora da parte portuguesa do projecto de investigação "Eu Kids Online", actualmente em curso na União Europeia.
Um press release difundido a propósito da situação no nosso país explica:
"Em Portugal, de acordo com o Eurobarómetro de Maio de 2006, que auscultou pais e outras pessoas que cuidavam de menores de 18 anos, mais de metade dos inquiridos portugueses (53%) não aplicava quaisquer regras de segurança, o que colocava o país na 23ª posição, entre os 25 países da União Europeia. A principal regra estabelecida nos lares era o controlo do tempo; a proibição de visitar certos sites registava pouco mais de metade (51%) de respostas e a regra de não dar informação pessoal era estabelecida apenas por 14% dos inquiridos".

Segundo Cristina Ponte, em declarações a este blogue, o Eu Kids Online Portugal conta ter dados do estudo que está realizar lá mais para o Verão, devendo, então, torná-los públicos. Entretanto, o site que criou na Internet dispõe já de documentação e de ligações que tornam a consulta de grande utilidade.

Dada a preocupação a nível internacional que o tema da segurança na net está a levantar, um consórcio de entidades portuguesas submeteu recentemente também ao programa Safer Internet Plus a candidatura de um projecto nacional, o InternetSegura, para dois anos. Os objectivos do InternetSegura são o desenvolvimento de acções de sensibilização e a operacionalização de uma hotline para os cidadãos poderem reportar conteúdos potencialmente ilegais que tenham detectado na Internet. As entidades proponentes são a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/ Computadores, Redes, Internet e Escolas (DGIDC/CRIE), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a MSFT – Software para Microcomputadores, Lda (MSFT).

Sem comentários: