quarta-feira, setembro 14, 2005

"Isto é verdade, não é só publicidade"

"O curioso é que Jorge Gabriel, fazendo o que lhe mandam (e pagam para) fazer, nos diz isso ["Isto é verdade, não é só publicidade"], olhos nos olhos, durante um... anúncio publicitário! Ora se a publicidade pode não ser verdade, aquilo que ele nos está a dizer - que 'isto é verdade' - pode perfeitamente não ser verdade. Porque o que ele está a fazer é, exactamente, publicidade... Com o pormenor interessantíssimo de, durante a publicidade, precisar de nos dizer que aquilo 'não é' publicidade - para parecer mais verdade. Mas é, é publicidade - ou seja, às tantas não é verdade...Confuso? Pois é, as palavras têm destas coisas, os anúncios também: são muito traiçoeiros."
Joaquim Fidalgo, in Público, 14.9.2005

2 comentários:

Lina disse...

Ola meu nome é Lina sou estudante de comunicacao na universidade de Uberaba. Gostaria de receber informacoes sobre a publicidade no seu pais e do curso tambem. Como esta o campo de trabalho e como é o ensino nas escolas de cursos superiores. Grata, Se puder me informar a respeito ficarei muito agradecida.

Lina

Anónimo disse...

A Entidade Virtual de Defesa do Consumidor tinha já reflectido sobre este claim do Jumbo e formulado a opinião de que o mesmo é ilícito face ao Código de Conduta do ICAP.

Assim, foi apresentada uma denúncia e o JEP considerou efectivamente a publicidade em causa como ilícita.

O Jumbo irá, contudo, recorrer.

Esta questão pode ser aprofundada e acompanhada em http://consumoedor.blogspot.com