Três horas de televisão por dia foi quanto viram em média as crianças dos quatro aos 14 anos, segundo dados acabados de divulgar pela Marktest Audimetria/MediaMonitor, relativos aos primeiros onze meses de 2004.
No entanto, convém salientar que este grupo etário os valores do consumo de TV situam-se sempre abaixo da média do universo, excepto no período da manhã. Entre as 8 e as 12 horas, as crianças obtêm valores de audiência média bastante acima do universo. Com 10.5% de audiência média, estão 69.4% acima do valor do universo, que se situa nos 6.2%.
O período em que mais se aproximam do valor médio é entre as 18 e as 20 horas, quando a audiência do universo é de 23.1% e a do grupo dos 4-14 anos de 21.7% (menos 6.1% do que a média). Depois das 23 horas é quando mais se afastam do média, registando valores 54.2% abaixo do universo.
Por canais, as crianças vêem mais a TVI que, no período em referência, regista 3.3% de audiência média, seguida da SIC, com 2.5% e do Panda, com 1.8%. Este canal, distribuíod pelo cabo, regista um índice de afinidade muito superior ao universo. De facto, as crianças entre os 4 e os 14 anos residentes em lares com cabo apresentam uma audiência do canal Panda 4 vezes e meia superior à média do universo, com um índice de afinidade de 457. Segue-se o Disney Channel com 364, e o Cartoon/TCM com 287.
Para análise ficam algumas perguntas:
- como explicar uma tão significativa audiência infantil durante a manhã? Não era suposto a esmagadora maioria das crianças deste grupo de idade estar na escola?
- que consequências decorrem da hora extremamente tardia de deitar para
inúmeras crianças, bem visível na gravura junta, mesmo tendo em conta que as
idades de 12 a 14 anos de não podem comparar aos quatro, cinco ou seis anos?
- que grau de articulação existe entre os programas para a infância e os
horários e interesses das crianças?
- onde está o serviço público de televisão, em particular as responsabilidades contratualizadas relativamente aos mais pequenos?
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