sexta-feira, junho 11, 2004

RTP nas aulas de escolas ... francesas

Fonte: Jornal de Notícias

"A RTP e o Ministério da Educação francês assinaram, ontem, em Paris um acordo que permite o acesso e uso dos programas da RTP Internacional nas escolas francesas, beneficiando em particular os alunos de Português.
O protocolo, que tem a duração de dois anos, prevê ainda a utilização dos conteúdos da página de Internet da RTP, disse à Lusa Benoit Sillard, subdirector do Departamento das Tecnologias de Informação e da Comunicação para a Educação do Ministério.
O acesso será feito em todos os colégios, liceus e universidades, com antenas parabólicas, gravadores de vídeo e Internet de alta velocidade, "que são quase todas", garantiu. Este acordo "permite usar as imagens como elemento de aprendizagem e estar mais próximo da actualidade", frisou Sillard, adiantando que o Ministério da Educação já tem acordos semelhantes com a britânica BBC (canais BBC World e BBC Prime) e com a espanhola TVE Internacional.
Com esta "nova ferramenta", os professores de Português poderão, por exemplo, mostrar alguns minutos dos programas da RTPi aos seus alunos e trabalhar na compreensão oral e na análise das expressões idiomáticas.
"Também vai permitir mostrar uma imagem mais diversificada do que a dada pelos meios de comunicação franceses", explicou o responsável à agência Lusa.
Segundo Gonçalo Reis, administrador da RTP, o serviço prestado ao Ministério da Educação francês será feito gratuitamente, "até porque a RTP Internacional não é encarada como uma unidade de negócio". Simbolicamente, o protocolo foi assinado no "Dia de Portugal".

Sem comentários: