segunda-feira, dezembro 22, 2003

Atelier de Jornalismo no IPJ de Viana do Castelo
A Delegação de Viana do Castelo do Instituto Português da Juventude criou um atelier de "Jornalismo e Educação para os Media", procurando desta forma constituir um espaço de apoio às inúmeras publicações escolares e associativas que são editadas no distrito. No âmbito do atelier serão promovidas acções de formação e workshops para as equipas redactoriais, seminários e palestras sobre temas ligados à comunicação e aos media e ainda um concurso de jornais escolares.
O arranque está previsto para Janeiro e o atelier será animado por dois elementos da Delegação Regional.

Eis o texto da nota de imprensa emitida pelo IPJ:
"Tendo verificado o elevado número de jornais que são editados pelas escolas e associações do distrito e percebendo alguma necessidade de apoio dos intervenientes nesses projectos, que consideramos de grande importância para a introdução de novas dinâmicas educativas, assim como, para a participação dos alunos em actividades de carácter cívico, como são a partilha de ideias e saberes, e para a divulgação e promoção das actividades das escolas e das próprias associações.
Tendo esta Delegação recursos humanos com habilitação superior e experiência profissional em comunicação social, decidiu criar um Atelier de Jornalismo e Educação Para os Média, cujos principais objectivos são os seguintes: Conhecer a realidade mediática; Analisar os contextos em que trabalham os média; Desenvolver e exercitar o espírito crítico dos jovens; Proporcionar aos jovens contextos de aprendizagem dos conceitos básicos da actividade jornalística; Promover a discussão e análise dos grandes temas da actualidade; Promover a discussão e análise da cultura mediática e dos ambientes em que a mesma se move.
A actividade deste Atelier será marcada por uma forte componente formativa, com acções de formação a desenvolver quer na Delegação Regional, quer nas escolas interessadas, nomeadamente sobre conceitos básicos de jornalismo, conceitos básicos de composição e maquetagem jornalística, produção de meios e fotografia digital.
Para além da actividade formativa serão promovidos seminários temáticos onde se pretende debater questões da comunicação e da actualidade.
Também será realizado um concurso anual de jornais escolares, apenas dirigido aos estabelecimentos de ensino do distrito de Viana do Castelo.
Estamos certos de que esta iniciativa será uma mais valia no apoio ao jornalismo escolar e à edição de suportes de informação das associações do distrito."

Sem comentários: