O livro de Atas do 2º Congresso 'Literacia, Media e Cidadania' já se encontra disponível. A versão integral pode ser consultada aqui.
domingo, julho 27, 2014
quinta-feira, julho 24, 2014
Manuel Pinto no Conselho Geral da RTP
Manuel Pinto, um dos autores deste blogue, catedrático em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho e investigador integrado do CECS, foi aprovado pelo Conselho de Opinião da RTP para integrar o Conselho Geral Independente.
Manuel Pinto, professor catedrático em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Instituto de Ciências Sociais) e membro da direção do CECS, foi aprovado pelo Conselho de Opinião da RTP para integrar o Conselho Geral Independente.
Tendo estado ligado à coordenação de projetos de investigação nas áreas do jornalismo, educação para os media e política de comunicação e participado em estudos, trabalhos e edições sobre o serviço público de televisão e rádio, Manuel Pinto jornalista e provedor do leitor no 'Jornal de Notícias'. Foi, também, um dos fundadores do Observatório Nacional de Educação para os Media, uma iniciativa que envolve a UNESCO, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social e o Ministério da Educação.
O novo Conselho Geral Independente da RTP, consignado na lei por iniciativa do gabinete do ministro da tutela, passará a supervisionar o operador público de rádio e televisão no lugar do Executivo de forma a evitar qualquer tentativa de governamentalização.
(Via site do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade).
segunda-feira, junho 16, 2014
quarta-feira, maio 21, 2014
A decorrer, na RTP2, com Manuel Pinto e Sara Pereira (CECS-UMinho)
Decorre neste momento um debate na RTP2 sobre Educação para os Media, com a presença de dois dos autores deste blogue, Manuel Pinto e Sara Pereira. Trata-se do programa 'Sociedade Civil'.
«É hoje consensual o princípio de que a informação e a comunicação são elementos centrais nas nossas sociedades. Mas é importante termos presente as formas diferenciadas e assimétricas de acesso dos cidadãos à informação e à comunicação, não só a nível económico, mas também a nível social, cultural e educacional. A Educação para os Media tem uma dupla vertente. Por um lado, munir os jovens dos instrumentos necessários a uma utilização inteligente dos media ao nível académico e profissional. Por outro, investi-los das competências necessárias a uma interpretação dos media que permite a sua desmontagem e a obtenção de um consequente distanciamento que evite situações de manipulação. Qual o ponto de partida da educação para os media? A partir de que idade deve começar a educação para os media? O que já está a ser posto em prática em Portugal? Qual é a função da televisão? Poderá o uso generalizado das novas tecnologias da comunicação ser um obstáculo na auto expressão dos jovens em termos de imaginação e criatividade? Ou será que estas tecnologias criam novas oportunidades para partilhar e comunicar essa autoexpressão?»
Para aceder: http://www.rtp.pt/play/direto/rtp2
sexta-feira, maio 16, 2014
Questionário sobre Literacia Fílmica
Um apelo aos professores do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do ensino secundário português: preencham pf o questionário sobre literacia fílmica disponível neste link:
O questionário é aplicado no âmbito do projeto europeu FilmEd, como podem ler aqui:
FilmEd - Showing films and other audio-visual content in European Schools - Obstacles and best practices, aimed at European school teachers (Exibição de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias – Obstáculos e boas práticas destinadas a professores das escolas europeias) é uma investigação coordenada pela Universidade Autónoma de Barcelona e financiada pela União Europeia, que tem como objetivo fazer recomendações à Comissão Europeia sobre o tema da literacia fílmica a partir das experiências concretas do uso do cinema nas escolas. Para isso, inclui inquéritos aos professores dos 28 Estados-Membros da União Europeia, além dos países do Espaço Econômico Europeu e Suíça.Todos os dados fornecidos para este estudo permanecerão confidenciais e serão utilizados exclusivamente para este projeto. O questionário on-line é destinado a professores de primária e secundária e a versão em português pode ser encontrada no seguinte link: https://pt.surveymonkey.com/s/FilmEd_PT.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas emhttp://filmedeurope.wordpress.com
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas emhttp://filmedeurope.wordpress.com
terça-feira, maio 06, 2014
terça-feira, fevereiro 18, 2014
Seminário sobre “Humor e Literacia Digital” com Luís Pereira
Dia 18 de fevereiro (11h00) Sala de atos do ICS (UMinho, Braga)
Dia 18 de fevereiro (11h00) Sala de atos do ICS (UMinho, Braga)
Luís Pereira, investigador integrado do CECS, vai ser o responsável pela próxima sessão do Seminário Permanente de Educação para os Media, que se realiza na sala de atos do ICS (UMinho, Braga), no dia 18 de fevereiro, a partir das 11h00.
Luís Pereira, doutorado em Ciências da Comunicação (especialidade de Educação para os Media) e um dos autores deste blogue, vai desenvolver a sua atividade sobre o que tem sido uma das vertentes dos seus estudos e projetos: o humor e a literacia digital.
Subscrever:
Mensagens (Atom)