Provavelmente nunca chegaremos a uma forma consensual, e menos ainda universal, de designar "a coisa" que é objecto deste blog. Aqui, demos-lhe o nome de Educomunicação. Estamos, bem o sabemos, bem acompanhados, mas não necessariamente satisfeitos ou desatentos às movimentações e procuras que por cá e lá por fora existem.
Para termos uma ideia das veredas e caminhos para exprimir esta preocupação pelo lugar dos media, das mediações e da comunicação nas nossas vidas privadas e públicas, demo-nos ao trabalho de introduzir no motor de busca do Google aqueles termos e expressões de pesquisa que nos surgem mais frequentemente, pelo menos nas línguas que nos são mais próximas (excluímos o italiano porque cada vez mais vemos ser utilizada neste país a forma inglesa de "media education").
O resultado foi aquele que o quadro abaixo mostra e que exige algumas, quiçá muitas, notas e comentários, de que se deixam abaixo apenas os mais fáceis para a interpretação de alguns dos dados.
Relativamente aos casos de "Information literacy", a expressividade do número de resultados relaciona-se com a ênfase que lhe tem sido dada no âmbito das ciências da informação e, em particular, no âmbito das bibliotecas. Ainda que, em anos recentes, se registem cruzamentos interessantes da informação com a democracia e a cidadania participativa. Quanto ao caso da Pedagogia da Comunicação, importa observar que ela é usada há bastante tempo em contextos como o ensino das línguas e os estudos e práticas de promoção da comunicação humana.
São bem-vidas outras observações e comentários a este quadro.
sábado, dezembro 04, 2010
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