quinta-feira, novembro 01, 2007

"Media Smart" ou "literacia da publicidade"

Por iniciativa da APN - Associação Portuguesa de Anunciantes (ou seja a entidade que representa quem decide da publicidade que se faz e se emite ou publica), vai arrancar em Janeiro um projecto - "Media Smart" que pretende ajudar os alunos a descodificar os anúncios.
A notícia vem hoje em vários jornais que dão conta de que a APN está a desafiar as escolas básicas do 1º e 2º ciclos a aderir a este projecto que se assume como de "literacia da publcidade" e como dimensão da "educação para a cidadania".
Como refere o Jornal de Notícias, professores e agrupamentos devem aderir voluntariamente à iniciativa, recebendo em troca, gratuitamente, os matérias para trabalharem com os alunos.

Cito do JN:

O que é a literacia sobre a publicidade?

De acordo com o conceito definido pelo Conselho Europeu, são práticas de ensino que utilizam a televisão, rádio, imprensa ou outros materiais escritos para se desenvolver as competências interpretativas de mensagens transmitidas pelos media.

O que é o programa Media Smart?

É um programa escolar, que foi lançado no Reino Unido em 2002, sem fins lucrativos e dirigido a crianças entre os 7 e os 11 anos. Pretende ensinar as crianças e pensar a publicidade de forma crítica, no contexto do seu dia-a-dia.

Algumas sugestões para os pais

"Veja televisão com o seu filho; incentive-o a dizer-lhe aquilo de que gosta e de que não gosta nos anúncios e programas; pergunte-lhe se percebe que estão a tentar vender produtos ou ideias; encoraje-o a falar sempre que vir alguma coisa que o perturbe ou deixe confuso", são algumas das sugestões que constam do panfleto que lança o programa.

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